sexta-feira, 1 de junho de 2012

Vírus

Então, entre os seres conhecidos existem os vírus que são uma polêmica. Isto porque eles são seres acelulares e não possuem metabolismo próprio. Nessa hora vale lembrar que quando vocês viram sobre as características gerais dos seres vivos no primeiro ano, a célula é a unidade básica da vida.. Então eles não são considerados seres vivos e não entram em nenhum dos domínios citados em "Sistemática e classificação dos seres vivos" .
Além de serem acelulares, eles são parasitas intracelulares obrigatórios, pois somente dentro de uma célula, parasitando uma célula, eles são capazes de se "reproduzir". Esta "reprodução" trata-se de uma multiplicação do material genético do vírus e produção de novos vírus.
Quando o vírus não está parasitando, ou seja, fora da célula hospedeira, chamamos a partículo viral de vírion.

Os vírus são parasitas específicos!! Como assim?
Primeiro vamos ver como os vírus são constituídos, ou seja, a estrutura deles:
- Uma ou mais moléculas de ácidos nucléicos que pode ser RNA ou DNA.
- Moléculas de proteínas formando o capsídio, este capsídio é tipo uma cápsula que irá envolver o material nucléico. As macromoléculas que irão formar o capsídio são chamadas de capsômeros. A união do capsídio mais o ácido nucléico é chamada de nucleocapsídio.
- Alguns vírus possuem envelope viral. Envelope viral é uma membrana lipoproteica que envolve o nucleocapsídio de alguns vírus.

Exemplos de vírus envelopados (possui envelope viral): herpes, varíola, rubéola, gripe.
Exemplos de vírus não-envelopados (não possui envelope viral): adenovírus, poliomielite.


Existem proteínas externas ao capsídio (em vírus não envelopados) ou externas ao envelope (em vírus envelopados) chamadas de proteínas ligantes. As ligantes encaixam-se aos receptores de reconhecimento da célula hospedeira. É quando ocorre a infecção viral.
Cada tipo de célula possui um conjunto de proteínas em sua membrana que servem de reconhecimento. Cada vírus é específico para cada tipo de célula, pois ele apenas irá infectar a célula, na qual há reconhecimento dessas proteínas.

Os vírus podem infectar uma célula de três formas:

- Injeção de ácido nucleico, como ocorre nos bacteriófagos.
- Fusão do envelope viral com a membrana da célula hospedeira.
- Endocitose

Em geral, os vírus possuem três tipos de ciclo de vida principais, os quais vamos exemplificar em imagens.

No ciclo de vida do bacteríófago (vírus que ataca bactérias, possui DNA como material genético)  a infecção viral ocorre por injeção de ácido nucleico, ou seja, apenas o material genético do vírus entra na célula. Após a entrada do material genético, este se une ao cromossomo da bactéria. A partir daí existem duas possibilidades. A primeira delas é a produção de novos vírus após a manifestação do DNA do vírus que está parasitando a célula. A segunda possiblidade é a ausência de manifestação, onde o DNA viral irá fazer parte do DNA da célula bacteriana silenciosamente.



Um outro tipo de ciclo de vida é o dos retrovírus, por exemplo o do HIV. Um retrovírus é um vírus que possui RNA como material genético, mas que após infectar a célula ele produz DNA com ajuda da enzima transcriptase reversa.
No caso do HIV, a infecção viral ocorre por fusão do envelope viral com a membrana da célula hospedeira, ou seja, o envelope viral se une a membrana plasmática da célula que está sendo infectada após o seu reconhecimento. Assim o nucleocapsídio é liberado dentro da célula.


Após a ação da transcriptase reversa, o DNA viral recém produzido irá se juntar ao DNA da célula hospedeira com a ajuda da enzima integrase. Lá o DNA viral irá transcrever RNA para produzir novos vírus usando a enzima protease. O tempo de manifestação do vírus HIV é variável podendo levar anos até o início do seu ciclo reprodutivo.

Por último, temos o exemplo do ciclo de vida do vírus da gripe. Este é englobado pela célula por endocitose. Possui RNA como material genético e neuraminidase e hemaglutinina que ajudam a envelopar novos vírus.


As doenças virão em outro tópico.

Usem isto apenas como um guia. Afinal é um resumo básico. Estudem pelo livro e resolvam as questões!!!

Espero ter ajudado!!!

2 comentários:

  1. Respostas
    1. Ok! Agradeço a visita e recomendo o uso de livros ou outras fontes de mídia. Afinal, isto é um resumo.

      Abraços e bons estudos.

      =)

      Excluir