Cada coisa tem seu nome. As categorias taxonômicas também. Mas para dar nome aos seres existem umas regrinhas. Essas regras foram sugeridas pro Lineu (Systema Nature, Linnaeus, 1758).
Etnão é o seguinte:
1. Todos os táxons superiores a espécie iniciam com a primeira letra maiúscula.
2. As espécies possuem nomenclatura binomial, ou seja, tem dois nomes. Um deles é o do gênero e o outro se refere à espécie, chamado de epíteto. Exemplo: Homo sapiens;
3. O nome das espécies vem destacado do texto. Se for texto digitado, geralmente em itálico, se em texto manuscrito, vem sublinhado.
4. O nome do gênero obrigatoriamente inicia com letra maiúscula. O nome específico (epíteto) inicia com letra minúscula.
5. A sigla sp. é usada para espécie a qual não se sabe o nome, se sabe apenas o gênero (Se liguem no ponto final depois de sp. ele é importante e necessário, pois sp. é uma abreviação da palavra espécie em latim). Exemplo: Passiflora sp. (gênero do maracujá);
6. A sigla spp. é usada para designar todas as espécies (ou várias espécies) de um mesmo gênero (Se liguem no ponto final depois de spp. ele também é importante e necessário). Exemplo: Felis spp. (todas as espécies do gênero Felis).
7. Os nomes das subespécies se escrevem como o epíteto. Exemplo: Canis lupus familiaris (cão doméstico), Bos taurus taurus e Bos taurus indicus (boi).
ps. Não precisa decorar o nome destas espécies, apenas a regra de nomenclatura. (Lê o nome da espécie do boi rápido =P)
É isso aí!! Dúvidas, é só enviar email ou comentar!!
Nenhum comentário:
Postar um comentário