quinta-feira, 31 de maio de 2012

Nomenclatura dos seres vivos

Cada coisa tem seu nome. As categorias taxonômicas também. Mas para dar nome aos seres existem umas regrinhas. Essas regras foram sugeridas pro Lineu (Systema Nature, Linnaeus, 1758).
Etnão é o seguinte:
1. Todos os táxons superiores a espécie iniciam com a primeira letra maiúscula.

2. As espécies possuem nomenclatura binomial, ou seja, tem dois nomes. Um deles é o do gênero e o outro se refere à espécie, chamado de epíteto. Exemplo: Homo sapiens;

3. O nome das espécies vem destacado do texto. Se for texto digitado, geralmente em itálico, se em texto manuscrito, vem sublinhado.

4. O nome do gênero obrigatoriamente inicia com letra maiúscula. O nome específico (epíteto) inicia com letra minúscula.

5. A sigla sp. é usada para espécie a qual não se sabe o nome, se sabe apenas o gênero (Se liguem no ponto final depois de sp. ele é importante e necessário, pois sp. é uma abreviação da palavra espécie em latim). Exemplo: Passiflora sp. (gênero do maracujá);

6. A sigla spp. é usada para designar todas as espécies (ou várias espécies) de um mesmo gênero (Se liguem no ponto final depois de spp. ele também é importante e necessário). Exemplo: Felis spp. (todas as espécies do gênero Felis).

7.  Os nomes das subespécies se escrevem como o epíteto. Exemplo: Canis lupus familiaris (cão doméstico), Bos taurus taurus e Bos taurus indicus (boi).


ps. Não precisa decorar o nome destas espécies, apenas a regra de nomenclatura. (Lê o nome da espécie do boi rápido =P)

É isso aí!! Dúvidas, é só enviar email ou comentar!!

Nenhum comentário:

Postar um comentário