Olá pessoas,
Andei ausente, estava com visita em casa e depois fiquei com acesso à internet superlimitado. Mal conseguia abrir meu email.
Então, vamos ver agora sobre as características gerais dos seres vivos.
Quando a gente se pergunta o que todos os seres vivos tem em comum é normal passar pela cabeça a ideia que todos nascem, crescem, reproduzem e morrem, não é mesmo?? Normalmente a gente vê isso quando tá na preescola ou no primário. Mas num é bem por aí, galera.
Primeiramente vou falar das características que englobam todos os seres vivos e depois explico porque aquelas quatro características anteriores não são exatamente as que reúnem os seres vivos.
Antes que eu esqueça, quando citamos seres vivos, não vamos pensar somente no ser humano, plantas e animais, saibam que fungos, protistas e bactérias também são seres vivos.
Entre as tão faladas características, nós temos:
- Metabolismo: São transformações químicas que ocorrem no interior dos seres vivos, seja dentro das células ou fora delas. Exemplo: Fotossíntese, respiração, digestão, produção de uma proteína, degradação de proteínas, enfim. Nos organismos ocorrem uma infinidade de reações químicas a todo momento que são necessárias para a manutenção e o funcionamento dos seres vivos. Existem dois tipos de metabolismo:
1. Anabolismo: Produção de novas substâncias a partir de substâncias mais simples. Exemplo: Fotossíntese.
2. Catabolismo: Degradação de substâncias complexas em outras mais simples. Exemplo: Respiração.
- Reação e movimento: Os seres vivos tendem a responder estímulos emitidos pelo ambiente. Como assim? Por exemplo:
1. Uma bactéria pode ser estimulada a formação de esporos se "perceber" que o ambiente está desfavorável ao desenvolvimento dela.
2. As plantas, em geral, possuem tropismo. Seria um movimento da planta em busca do sol, no caso de fototropismo, por exemplo. Alguém que tiver planta em casa e colocar o vaso desta planta em um local de sombra vai notar que a posição da planta ficará em direção onde tiver mais luz.
3. Outro exemplo de reação e movimento são os seres que se locomovem em busca do alimento ou para se proteger de predadores.
4. Movimento dos gametas.
5. As folhas de algumas plantas se "fecham" quando são tocadas.
- Crescimento e reprodução: Os seres vivos reproduzem-se, gerando outros seres vivos, e crescem em um tipo de crescimento diferente dos seres não vivos. Os seres vivos crescem por intuscepção (resumindo: de dentro pra fora), enquanto que os seres não vivos crescem por aposição ou deposição (por deposição de materiais em sua superfície). A reprodução pode ser assexuada (sem troca de material genético, onde os descendentes são clones) e sexuada (com troca de material genético entre dois organismos). Na forma de reprodução sexuada pode haver formação de gametas, seguida da fecundação. Fecundação nada mais é que a união dos gametas. Entendendo isto, a fecundação pode ser cruzada, entre dois organismos diferentes, ou pode haver autofecundação que é quando um organismo produz, ao mesmo tempo, gametas masculinos e femininos e os próprios gametas de autofecundam, ou seja, o mesmo organismo fecunda ele próprio.
- Hereditariedade: Nada mais é que a transmissão das características de geração a geração através do material genético (genes). Veremos adiante.
- Variabilidade genética, seleção natural, adaptação: Uma mesma população de indivíduos pode variar entre si. Garanto que vocês não são fisicamente iguais aos seus colegas. Estas pequenas diferenças peculiares também ocorre com outros seres vivos de outras espécies. O grau de variação muda de espécie para espécie. Estas variações permitem que ocorra diferentes adaptações a diversos tipos de ambientes e a seleção natural, veremos sobre isto mais adiante. Mas vamos a um exemplo bem comum: Normalmente as pessoas com camadas a mais de gordurinha (tecido adiposo) sentem mais calor e se adaptam melhor em ambientes onde as temperaturas são mais baixas. Tanto que antigamente a moda era ser mais cheinho (a), pois eram consideradas pessoas mais saudáveis, mais nutridas (Daí que os homens gostavam mais das mulheres gordinhas, as quais acreditavam ser melhores para o "acasalamento" e ter tantos filhos que quisessem ter).
Outra característica presente nos seres vivos é a composição química destes seres. Veremos em outra postagem.
Nenhum comentário:
Postar um comentário