São seres procariontes, ou seja, não possuem uma membrana delimitando núcleo (quer dizer que não há carioteca e se não há carioteca, não há núcleo). O DNA bacteriano é circular e fica concentrado numa região do citoplasma denominada nucleióde. Além do DNA circular, algumas bactérias possui o plasmídio que é uma molécula de DNA menor.
Lembram da questão falando que a respiração das bactérias ocorre na membrana plasmática? Então, na realidade essa região que tem na figura acima apontada como mesossoma são dobras da membrana plasmática, onde acredita-se ocorrer a respiração celular. Alguns pesquisadores acreditam que o mesossoma também é responsável pela divisão celular da bactéria (que seria o mesmo, no caso da bactéria, de sua reprodução assexuada, lembram?).
De um modo geral, as células bacterianas possuem membrana celular e citoplasma rico em ribossomos. Elas também podem ter parede celular, situada externamente à membrana plasmática. Além de fimbrias e flagelos.
Em relação à parede celular, elas podem ser bioquimicamente diversas, assim temos bactérias com bastante quantidade de peptidoglicano (as grans positiva) ou com pouco peptidoglicano e ser formada mais ou menos como a membrana plasmática com uma camada lipoproteica (grans negativa).
![]() |
gram positiva |
![]() |
gram negativa |
As bactérias podem ser classificadas em relação à sua forma:
- Bacilo (em forma de bastonete) - podem formar colônias tipo: diplobacilo e estreptobacilo.
![]() |
bacilos |
![]() |
espirilo |
![]() |
vibrião |
![]() |
cocos |
Essa parada de fazer seus próprio alimento vocês viram no primeiro ano em bioenergética.
Entre as bactérias heterótrofas existem as saprofágicas (decompositoras) e as parasitas (a menor parte das espécies de bactérias são parasitas).
Em relação a respiração, existem bactérias aeróbias, anaeróbias facultativas e anaeróbias obrigatórias. (Lembram da questão falando da bactéria causadora do tétano da lista de exercícios que vocês responderam?).
Esses seres podem se reproduzir de forma assexuada (forever alone! OMG!) por simples divisão celular conhecida, nesse caso, de divisão binárias, cissiparidade ou fissiparidade. Também podem reproduzir com troca de material genético, seria sua forma sexuada de reprodução por um processo conhecido por conjugação. Para isso as bactérias trocam plasmídeos. Após a troca de plasmídeos, ela integra seu novo pedacinho de DNA ao seu DNA circular e em seguida há divisão celular normal.
Provando que tamanho não é documento e estrutura primitiva não tira o respeito desses seres, as bactérias são muito importantes no ambiente. Ecologicamente falando elas são muito importantes na natureza e estão associadas a processos de decomposição, digestão de moléculas em animais, ciclo biogeoquímico (por exemplo, o ciclo do oxigênio e do nitrogênio). Economicamente, as bactérias são usadas na indústia alimentícia (lembram do yakult?? leite fermentado?? produção de vinagre, etc) e na farmacêutica (produção de insulina), por exemplo.
Só lembrando: As cianobactérias são responsáveis pela maior quantidade de gás oxigênio liberado na atmosfera em nosso planeta, compondo o verdadeiro pulmão do mundo!!!
ps. Isso é um resumo, então peguem o livro e estudem por ele!!! Façam as questões também!!!
Galera, não falei da esporulação: Quando as bactérias (algumas delas) sentem que o ambiente não tá favorável pra elas, as bactérias passam por um processo chamado esporulação, elas então formam esporos, ficam tipo adormecidas... É tipo um estágio de dormência mesmo. Quando elas sentem que o ambiente tá favorável elas "acordam" novamente. O metabolismo para enquanto estão na forma de esporos e voltam a funcionar qdo saem do estágio de dormência.
ResponderExcluirPara turma que enviei os slides, nos slides só cita. Acho que falei que há a esporulação, mas não especifiquei um caso. Um exemplo, são as bactérias anaeróbias que morrem na presença de gás oxigênio, elas esporulam em ambiente desfavorável.