quinta-feira, 31 de maio de 2012

Nomenclatura dos seres vivos

Cada coisa tem seu nome. As categorias taxonômicas também. Mas para dar nome aos seres existem umas regrinhas. Essas regras foram sugeridas pro Lineu (Systema Nature, Linnaeus, 1758).
Etnão é o seguinte:
1. Todos os táxons superiores a espécie iniciam com a primeira letra maiúscula.

2. As espécies possuem nomenclatura binomial, ou seja, tem dois nomes. Um deles é o do gênero e o outro se refere à espécie, chamado de epíteto. Exemplo: Homo sapiens;

3. O nome das espécies vem destacado do texto. Se for texto digitado, geralmente em itálico, se em texto manuscrito, vem sublinhado.

4. O nome do gênero obrigatoriamente inicia com letra maiúscula. O nome específico (epíteto) inicia com letra minúscula.

5. A sigla sp. é usada para espécie a qual não se sabe o nome, se sabe apenas o gênero (Se liguem no ponto final depois de sp. ele é importante e necessário, pois sp. é uma abreviação da palavra espécie em latim). Exemplo: Passiflora sp. (gênero do maracujá);

6. A sigla spp. é usada para designar todas as espécies (ou várias espécies) de um mesmo gênero (Se liguem no ponto final depois de spp. ele também é importante e necessário). Exemplo: Felis spp. (todas as espécies do gênero Felis).

7.  Os nomes das subespécies se escrevem como o epíteto. Exemplo: Canis lupus familiaris (cão doméstico), Bos taurus taurus e Bos taurus indicus (boi).


ps. Não precisa decorar o nome destas espécies, apenas a regra de nomenclatura. (Lê o nome da espécie do boi rápido =P)

É isso aí!! Dúvidas, é só enviar email ou comentar!!

Sistemática e classificação biológica dos seres vivos


A taxonomia se preocupa em identificar, nomear e classificar os seres vivos em categorias (ReFiCOFaGE, lembram?). Assim nós temos pela classificação (proposta por Wittaker em 1959) mais difundida os reinos Monera, Protista, Fungi, Algae e Animalia. Porém um outro cientista propôs outra classificação e desta basta vocês se ligarem que foi criado um novo táxon (ou seja, uma nova categoria) chamada de "domínio".
Então, de ReFiCOFaGE a ordem hierárquica (do maior grupo para o menor) passa a ser DoReFiCOFaGE.

Enquanto isso tico e teco conversam na aula:
- Comentário a parte: Fica quase DóRéMiFáSolLáSiDó, né?
- NOT!!!
- Ok, não teve graça... eheheheheh.

Voltando...  Dizia eu que agora existem os domínios. Estes domínios são os da bactérias, das arqueas e dos eucariotos. Os dois primeiros domínios são de seres procariontes, ou seja, não possuem carioteca que é a membrana que separa o núcleo. Por consequencia, eles também não tem núcleo. Além do núcleo, não possuem organelas como complexo de Golgi, mitocôndrias, lisossomas, etc. O terceiro domínio, dos eucariotos, inclui seres que possui célula com núcleo.

Existem alguns grupos de seres vivos (alguns táxons ou categorias taxonômicas) que tem muitos seres vivos, então foram criadas super e sub categorias. Exemplo:
Superfamília (Super é usado para categoria maior do táxon citado)
Subfamília (Sub é usado para categoria menor do táxon citado)
Superordem
Subordem
E assim por diante.

Beleza! Mas e a tal da sistemática? A sistemática se preocupa em relacionar os seres e as categorias entre si. Essa área da biologia tem duas linhas de pensamento principais. Uma delas é a Fenética, a qual não utiliza o pensamento evolutivo e a ideia de ancestralidade. A outra é a Filogenética que  agrupa os seres vivos de acordo com o pensamento evolutivo e a ideia de ancestralidade. É nesta última que vamos nos concentrar.

A filogenética considera a a genealogia dos seres vivos. Ou seja, ela usa uma espécie de árvore genealógica, chamada de árvore filogenética ou filogenia que é um diagrama que representa as relações de parentesco
evolutivo entre os seres, considerando que todos os seres vivos compartilham um
ancestral em comum.



Bom, esse foi o resumo básicão deste assunto. Espero que ajude!! Façam uma leitura do livro e resolvam as questões. Qualquer dúvida email ou comentário na postagem.

Começando pelo começo.

Quanta redundância para falar!!!
Então é o seguinte, a ideia do blog é para tirar dúvidas, funcionar como reforço, enfim. Ele vai funcionar como material de apoio.
Isto não dispensa o uso do livro didático de vocês. Tampoco a presença na sala de aula e atenção durante as aulas.
Então é isso aí. Além do email e do facebook, vocês podem vir aqui tirar as dúvidas.
Abraços