terça-feira, 18 de outubro de 2022

Haliots rufences


É uma espécie de molusco gastrópodo que pode atingir até 30 cm de tamanho. É nativa do oceano Pacífico, na costa da América do Norte. Pode ser encontrada desde águas rasas até 150 m de profundidade. Já foi bastante explorada comercialmente tanto para alimentação como para produção de joias. Porém, hoje é uma espécie protegida.

Fisurella sp.

 Este é um gênero de molusco gastropode de ambiente marinho. As espécies desse gênero são herbívoras e se alimentam raspando algas nas rochas. O corpo desses animais não fica maior que a concha.




Concholepas concholepas (Bruguière, 1789)


 Esta espécie é um molusco gastrópode que vive em ambientes marinho no assoalho do mar. Esta conta pode ser encontrada na costa do Peru e do Chile, onde vive em águas de clima temperado sobrevivendo a correntes frias. Vive desde o raso na zona entremarés até a profundidade de 40m em substratos duros como rochas, por exemplo. No Chile, é comum usarem sua concha com cinzeiro.

Para reproduzir, costumam colocar cerca de 243 a 256 cápsulas, sendo que dentro de cada uma dessas cápsulas costumam contar entre 600 e 14.000 ovos!!!! Essas cápsulas ficam presas em um substrato. Quando as larvas eclodem dos ovos, elas ficam um período na coluna de água até se fixarem um substrato duro e desenvolverem na forma adulta com conchas.

A C. concholepas é comercialmente importante, pois é utilizada na alimentação humana. Além disso, tem importância médica e no estudo de mudanças climáticas.