Tenho me deparado com muitos estudantes reclamando que não tem tempo para nada. Que os professores os enchem de provas, trabalhos e não param para pensar que estudante também tem vida. Isto tenho observado principalmente com meus orientandos...
Saibam que professor já foi estudante. E nem sempre teve um computador com internet para tornar tudo mais rápido. Pelo menos, eu só tive computador de memória ROM 40gb (que era o máximo naquele ano) quando entrei na faculdade. E olha que a internet era discada e só podia entrar durante a semana depois de meia-noite. Além de ser lenta, tinha horário restrito. Até porque ocupava a linha de telefone e não podia ficar direto, pois se alguém quisesse usar a linha, tinha que desocupar. Então, estudantes de hoje, saibam que os professores já passaram por tudo isso. Já passaram por noites em claro, já tiraram notas baixas, já foram pra recuperação, já perigaram repetir de ano, etc. Mas sobrevivemos. E temos amigos de longa data e vida social.
Para tentar amenizar a aflição de vocês, existem várias dicas de como estudar. Só colocar no site de busca que vocês encontram. Em particular, para quem é disperso como eu, sugiro a Técnica de Pomodoro.
No site do posgraduando tem falando dela. Existe aplicativo do relógio de Pomodoro para celular com Android. Comigo, esta técnica surte algum efeito. Espero que seja uma dica útil para vocês.
Bons estudos