quinta-feira, 19 de dezembro de 2013

Quando ciência e algumas crenças falam a mesma língua

"O mito de Adão e Eva faz de todos os seres humanos descendentes desse casal único. O que deveria bastar, no Ocidente ao menos, para destruir toda presunção em matéria de genealogia, mas que não impediu nem a colonização nem Auschwitz. Entretanto, alguns cálculos simples bastam para mostrar que todos os seres humanos vivendo hoje sobre a Terra são primos mais ou menos distantes, como mostraram o geneticista inglês Ronald Fisher e mais recentemente Richard Dawkins. Ouvimos frequentemente, explica este, pessoas se gabarem de ser primas da rainha da Inglaterra. E praticamente todo mundo é primo de todo mundo. O que separa os aristocratas dos outros é simplesmente eles estarem tão preocupados com sua genealogia que anotam os detalhes com maior cuidado."  François Jacob em O homem, o rato e a mosca.


A biologia é uma ciência que traz teorias, mas que precisa de cálculos para provar algo como qualquer ciência. A genética explica morfologia, comportamento e prova que somos todos parentes. Mesmo que parentes distantes. Ela prova isso matematicamente. As religiões falam que somos todos irmãos.
Então por que essa costume que temos de classificar as pessoas em tantos pormenores e nos separarmos? Pra que tantas religiões?