terça-feira, 20 de agosto de 2013

Vamos fazer da leitura um hábito!

A leitura diversificada, não apenas o conteúdo didático, permite aumentar nosso vocabulário, melhorar nossa interpretação e escrita! Além disso, "malhar o cérebro" permite que nós tenhamos assuntos mais diversificados para conversar com nossos velhos ou novos amigos. Tendo mais conteúdo, também temos mais assunto pra puxar com aquela paquerinha bonitinha que você pode tá afim.


quinta-feira, 8 de agosto de 2013

Aulas on line no portal da USP

portal da USP está disponibilizando algumas vídeo aulas de diversas áreas, desde exatas até a área de humanas.
Para quem quer dar uma aprofundada em biologia, o portal oferece aulas sobre diversos compreendendo Diversidade, Evolução, Ecologia, Reprodução e Genética.
Vale a pena conferir!!!

terça-feira, 6 de agosto de 2013

Exercícios respiratórios! Fica a dica!

Estamos em um período de muitas provas. Às vezes bate um cansaço, um aperreio e o pensamento de como dar conta de tanta coisa...
A dica é tirar cinco minutos para um relaxamento fazendo respiração diafragmática e intercostal. É o modo correto de respirar que nós desaprendemos quando crescemos.
Você pode tentar fazer deitado com os olhos fechados. Inspirando pelo nariz e expirando pela boca fazendo o barulhinho shiiiiiiii.
Segundo Caio Miranda em o ABC do Hatha Yoga:

"Em primeiro lugar, a respiração deve ser exclusivamente pelas narinas. A boca não foi feita pela Natureza para respirarmos, pois não possui dispositivos adequados para isso, enquanto o nariz pode filtrar e aquecer o ar que inspiramos. Por outro lado, o hábito errôneo de respirarmos pela boca faz com que se engula ar que, indo para o estômago, causa ali vários males e distúrbios.
Em segundo lugar, a totalidade da capacidade pulmonar deve estar empenhada no ato respiratório. Só assim a carga de oxigênio atinge o nível necessário.
Aqui ser torna indispensável uma explicação complementa. Os pulmões não possuem musculatura própria que lhes permita encher-se e esvaziar-se de ar. São dois sacos inertes, por si mesmos. Quem produz o seu enchimento e esvaziamento é um músculo chamado diafragma. Esse músculo, chato como um disco, separa o tórax do abdômen, e sobre ele o homem pode exercer sua vontade. Isso significa que, embora sendo a respiração um ato inconsciente, é possível torná-lo consciente." (1967, p.81)